Nossa página Nosso Twitter Nosso canal

Biografia sobre Guido Pessotti, Ex-Diretor Técnico da Embraer, será lançada em 9 de dezembro de 2015



Sobre o Biografado

 

Guido Fontegalant Pessotti manifestou interesse por aviação desde a infância e na juventude ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde concretizou o sonho de se tornar engenheiro aeronáutico.

No ITA, trabalhou no desenvolvimento e fabricação do rebocador Panelinha e do planador de alto desempenho Urupema e, no Departamento de Aeronaves (PAR), do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do então Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), no desenvolvimento do turboélice de transporte Bandeirante e do avião agrícola Ipanema.

 Com a criação da Embraer, em 1969, assumiu o posto de Diretor Técnico da empresa, onde liderou o desenvolvimento de diversas versões do EM-110 Bandeirante e dos programas EMB-121 Xingu, EMB-312 Tucano, EMB-120 Brasília, CBA-123 Vector, AMX (parte brasileira) e EMB-145. Sua contribuição ao desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira foi imensurável e a excelência dos produtos criados sob sua gestão tornou a Embraer conhecida mundialmente.

Após deixar a Embraer, em julho de 1991, voltou a dar aulas no ITA e depois passou dez anos no exterior, dando assessoria a diversas empresas nas áreas de Engenharia e Projeto Aeronáutico.

Guido Pessotti é reconhecido como um dos grandes projetistas aeronáuticos de todos os tempos. Além de sua atividade de projetista, foi destacado piloto de planadores, tendo sido campeão brasileiro na categoria e também o primeiro piloto de planadores no Brasil a conquistar o Brevê de Ouro com Três Diamantes.

Em 1974, Guido recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Santos Dumont, outorgada pelo Ministério da Aeronáutica por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira e, em 1986, o título de Eminente Engenheiro do Ano, concedido pelo Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo.

 

Sobre o Autor

 

Mário B. de M. Vinagre é jornalista e repórter fotográfico especializado na cobertura do setor aeronáutico. Aficionado por aviação desde criança, fez suas primeiras incursões no jornalismo aeronáutico em 1970.

Atuou na Embraer por 15 anos no atendimento à imprensa nacional e internacional especializada em aviação, inicialmente na Assessoria de Comunicação Social e, posteriormente, na Divisão de Marketing, onde ocupou o cargo de Assessor de Imprensa. 

Depois de deixar a Embraer, em julho de 1995, passou a atuar como free-lancer, produzindo textos e fotos para diversas publicações nacionais e internacionais do segmento de aviação, tendo também feito a cobertura de feiras e exposições aeronáuticas na Europa, Estados Unidos e América do Sul, e visitado fabricantes de aeronaves e motores no Chile, Canadá, Estados Unidos e França.

Foi editor e coprodutor do livro No céu, na terra e no mar: Memórias de um piloto de provas, do Cel-Av Ref Luiz Fernando Cabral, lançado em 2011 em associação com a Somos Editora, de São José dos Campos.

Durante sua carreira foi agraciado com 13 prêmios de jornalismo aeronáutico conferidos pelo Incaer (Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica), do Rio de Janeiro, e pela SAE (Society of Automotive Engineers, Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), de São Paulo.

 

Especificações técnicas

 

Formato: 170 mm x 235 mm

Capa: Cartão Triplex 300 g/m2, laminação fosca, com orelha, verniz com reserva

Miolo: Papel couchê fosco 150 g/m2

Acabamento: Capa flexível e lombada quadrada

Número de páginas: 308

Número de fotos: 397

 

Para maiores informações contatar:

 

Mário B. M. Vinagre                                                            

Alameda dos Acarás, 52 - Aquarius II                                  

CEP 12246-010 São José dos Campos, SP.                           

Tel.: (12) 3921-4669/98100-1959                                        

E-mail: mariovinagre@uol.com.br

 

Somos Editora                                                                                 

Av. Dr. Adhemar de Barros, 1817 - Jardim Maringá

12245-010 São José dos Campos, SP.

Tel.: (12) 3322-9113/98191-5888

E-mail: neide@somoseditora.com.br